30 de set. de 2014

Resenha: Eleanor & Park, de Rainbow Rowell


Um livro indicado por John Green deve ter algo de especial, foi exatamente isso que eu pensei ao ver o enorme poster do livro no estande da Novo Século na Bienal de São Paulo. E se ele fala que o livro faz você pensar como é tá apaixonado por um alguém e por um livro, esse livro realmente deve ser algo especial.

E foi pensando assim que eu comecei a ler Eleanor & Park.
[A resenha pode conter spoilers!]

 No romance Young Adults de Rainbow Rowell, conhecemos o casal Eleanor e Park. Um casal que foge dos clichês dos romances para adolescentes.

Primeiramente a história se passa no final dos anos 80 e a trilha sonora é aquelas bandas famosas da época, por exemplo, Smiths.

Park é um rapaz que querem que ele seja o que não é. Os seus amigos, na verdade, o amigo, Steve, quer que ele seja legalzinho, fique com as meninas certas e além de tudo, não seja ele mesmo; o pai quer que ele seja o irmão mais o novo, Josh, o típico garoto adolescente atleta.

E então Eleanor chega e fez Park ser ele mesmo.

Eleanor é a garota nova que todo mundo ama odiar, incluindo Steve e seus amigos, que chegou de repente na escola, ninguém sabe de onde veio, quem é sua família ou por que ela estava ali. E ah, ela é ruiva e veste roupas de meninos, o que leva as pessoas a zoarem mais ainda.

E então surgiu Park e aceitou Elenor do jeito que ela era.

Todos os dias eles sentavam lado a lado no ônibus para escola e foi assim que eles se conheceram e se apaixonaram, mas antes do amor acontecer, houve muito empréstimo de gibis (viva Watchmen e X-Men!) e conversas sobre músicas.

- Não deu tempo de falar por que eu gosto de você, e agora eu tenho que ir.
(...)
- É porque você é bom - ela falou - E porque entende minhas piadas
(...)
- E parece um protagonista. - ela falava tão rápido quanto lhe vinham as ideias. - Parece o que cara que vence no final. É tão lindo, e tão gentil. E tem olhos mágicos. (...)

Mas como nem tudo são flores (ou coisas boas dos anos 80), Eleanor tinha uma família problemática. Morava com seus irmãos, sua mãe e seu padrasto em uma pequena casa onde o banheiro não tinha porta e era de frente para a cozinha e todos os irmãos dividia um só quarto. E para piorar, o ambiente na residência não era bom, pois o padrasto era abusivo e eles não se gostavam (Eleanor até já foi expulsa de casa).

Os problemas de Eleanor em casa e na escola é o grande drama da livro e o que podemos considerar, o empecilho principal do romance acontecer, mas também é o que faz você gostar do livro ainda mais.

Porque Park era o Sol, e essa era única explicação que Eleanor poderia dar.

A história é leve e tem capitulo curtos, você a lê novamente. Representa bem os anos 80, com todas as pressões por parte da sociedade classe média da época e a sua cultura. Faz você querer entrar na história, sentar ao lado de Eleanor e conversar com ela, tentar ajuda-la e foi o que Park tentou fazer. Com um final surpreendentemente, foge totalmente do que estamos acostumados em ver nos livros de YA e mostra que Rainbow Rowell tem talento e pode ainda ser vista com mais frequência nas lista de livros indicados (a obra já foi indicada pelo Goodreads)

E ah, lembra do que John Green falou? É complemente verdade! Eleanor&Park faz você querer se sentir apaixonada e faz você se apaixonar pelo livro!

ps: O livro vai ser adaptado para o cinema e quem vai escrever o roteiro será a própria autora. Podemos esperar bastante desse filme!

3 comentários:

  1. Oi Carol, tudo bem?
    Ganhei esse livro recentemente e estou louca para poder colocar meus olhinhos nele *-*
    Adorei o botton, também quero D: rs!
    Espero que você e o John Green estejam certos sobre a obra, rs! Eu não sabia que o livro seria adaptado para o cinema, mas adorei a novidade!!
    Beijos ♥

    Thati;
    http://nemteconto.org

    ResponderExcluir
  2. Este livro está em primeiro lugar da minha wishlist! Toda vez que encontro resenhas dele nos blogs, eu sempre leio, pois estou sempre buscando mais informações sobre ele antes de ir à livraria! Super curti sua resenha ><

    Seu blog é lindo e de bom conteúdo! O layout é encantador, parabéns :)
    Seguindo aqui!

    Beijos :*
    Kiss of Gloss

    ResponderExcluir
  3. Olá !
    Adoro Eleanor & Park, como você disse, é bem diferente do que estamos acostumados com os YA. Ela conseguiu inovar de um jeito muito bom. Recentemente li também Fangirl da autora e nossa ... que livro ! No mesmo dia que terminei encomendei mais dois livros da autora que ainda nem foram traduzidos porque não consegui esperar !

    Beijos,

    - Bia

    www.nasuaestanteblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Deixe um comentário e faça um blogueiro feliz!